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Ao se observar a média por estado e por região, constata-se que o Paraná
está acima da média nacional, tendo o valor de 423, em leitura; 405 em matemática
e 424 em ciências.
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De modo geral, observa-se que os resultados regionais refletem um pouco
o nível de desenvolvimento de cada região ou Estado.
Pesquisas e estudos do campo educacional evidenciam o peso de variáveis
como capital econômico, social e cultural (das famílias e dos alunos) na aprendiza-
gem escolar e na trajetória escolar e profissional dos estudantes. De modo geral,
pode-se afirmar que o nível de renda, o acesso a bens culturais e tecnológicos,
como a Internet, a escolarização dos pais, os hábitos de leitura, o ambiente familiar,
a participação dos pais na vida escolar do aluno, a infraestrutura da escola, a mo-
tivação dos professores, as atividades extracurriculares, entre outras, interferem
significativamente no desempenho escolar e no sucesso dos estudantes.
Por isso não podemos comparar alunos de diferentes regiões, assim como
alunos das escolas públicas com os das escolas privadas, sem tomarmos atenção
às todas as variáveis envolvidas.
O objetivo dessa comparação, até aqui, é chamar atenção para que, como
observado anteriormente, o maior número da população paranaense (90% fre-
quenta a rede pública no nível fundamental e 86,1% no nível médio) e observando-
-se os índices de qualidade no Estado nota-se que as escolas públicas ficam na
média 2 pontos abaixo da colocação das particulares. Assim, um número menor
de estudantes está tendo oportunidade melhor de estudo.
Em que pese o Estado do Paraná estar acima das metas previstas pelos
índices oficias, não se pode deixar de comparar o público e o privado, pois se a
rede pública não tiver índices equiparados com a privada a sociedade em geral
será prejudicada.
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Relatório Nacional Pisa 2009