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Esse programa é desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organi-
zação para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país
participante uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Inep.
As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas
do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências, havendo, a cada edição do pro-
grama, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco era na Leitura;
em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências.
O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com a ênfase novamente
recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012 a ênfase foi Matemática e em 2015,
novamente Ciências.
Os resultados disponíveis até o momento são os de 2009. Entre os 48 paí-
ses e economias avaliados na publicação, o Brasil é o quarto com maior diferença
entre os desempenhos da rede particular e da rede pública na prova de leitura.
Atrás, estão o Qatar, o Quirguistão e o Panamá.
Tunísia, Itália, Taipei, Hong Kong, Indonésia e Japão, por sua vez, têm maio-
res notas entre os alunos da rede pública. Finlândia e Tailândia oferecem a situação
de maior equilíbrio entre as notas de leitura dos estudantes de escolas públicas e
particulares.
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Tabela 8 - Resultados segundo Dependência Administrativa - Brasil
Dependência
Administrativa
Estudantes da
Amostra
Leitura
Matemática
Ciências
Média EP Média EP Média EP
Federal
239
534,9 8,2
521,0 15,1 527,7 12,7
Privada
2309
516,1
6,4 486,4
6,1
504,9 5,6
Estadual
16250
402,9
3,1
375,1
2,6
395,7
2,7
Municipal
1329
-
-
-
-
-
-
Fonte: OCDE 2010
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Para conhecer melhor o Pisa no âmbito internacional, consulte: