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cução física) estão associadas às obras de saneamento (implantação
de Serviços de Abastecimento Água, Serviços de Esgotamento Sani-
tário e melhorias sanitárias) em assentamentos rurais, em comunida-
des quilombolas; às obras financiadas com recursos do PAC/FUNASA/
URBANO, PAC/OGU – Ministério das Cidades; à construção de aterros
sanitários, enquanto �����������������������������������������������
as ações com execução superior às metas (execu-
ção física acima de 100%), referem-se a obras da SANEPAR do projeto
de saneamento Ambiental/MS/MC;
e) o programa “Segurança Integrada” apresentou um percentual mé-
dio de execução financeira razoável (83,62%). Entretanto, como
nos demais programas, as ações não executadas (0% de execu-
ção física) referem-se, em sua maioria, a despesas de investimento:
ampliação de cadeias públicas; construção de unidades policiais;
ampliação de presídios; construção de Institutos Médico-Legais;
reforma e ampliação de Quartéis e edificações em geral; e aquisi-
ção de viaturas e de equipamentos de apoio às atividades de rotina.
Já as ações com execução superior às metas (acima de 100% de
execução física) referem-se, em sua maioria, a atividades rotineiras
do trabalho da Segurança.
Pelo exposto acima, é possível concluir que a execução dos programas
selecionados do PPA 2008-2011 se deu de forma a sacrificar inúmeras ações
de investimentos em todos os programas, em especial, no programa de Sa-
neamento.
Com isto, espera-se que o Poder Executivo, na elaboração do PPA, planeje
metas exequíveis e que não ocorra o corte de investimentos em prol das despesas
de gerenciamento, administração e manutenção da máquina pública. Ainda, que
priorize na execução do Plano Plurianual do período 2012-2015, as ações que dei-
xaram de ser realizadas no PPA em análise.