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Com base na análise aqui procedida, alguns aspectos merecem ser desta-
cados a respeito da execução física e financeira dos Programas selecionados, no
período 2008/2011, quais sejam:
a) o programa “Educação de Qualidade” apresentou um percentual mé-
dio de execução financeira elevada (90,95%). Entretanto, a maior par-
te das ações não executadas (0% de execução) refere-se à aquisição
de material e equipamentos para as escolas e ampliação e melhorias
das estruturas físicas, a saber, despesas de investimento, enquanto
as ações que superaram a meta física (execução acima de 100%)
referem-se, em geral, a atividades rotineiras da educação, como por
exemplo, capacitação de professores e manutenção de alunos nas
escolas;
b) o programa “Ensino Superior e Desenvolvimento Científico” apresen-
tou um percentual médio de execução financeira razoável (84,91%).
Entretanto, da mesma forma que na Educação, as ações não executa-
das (0% de execução física) referem-se, em sua maioria, a despesas
de investimentos, como ampliação das estruturas físicas das facul-
dades e instituições de pesquisa e aquisição de equipamentos, ao
passo que as ações com execução acima das metas (acima de 100%
de execução física) são ações de caráter rotineiro das instituições
elencadas;
c) o programa “Saúde” apresentou um percentual médio de execução fi-
nanceira elevada (91,01%). Entretanto, aqui também, as ações não exe-
cutadas (0% de execução física) referem-se, em sua maioria, a despe-
sas de instalação e ampliação de hospitais, unidades de saúde, Prontos
Socorros e Laboratórios, assim como aquisição de equipamentos e veí-
culos, enquanto as ações com execução acima da meta (acima de 100%
de execução física) estão associadas, em sua maioria, a atividades roti-
neiras dos hospitais e unidades de saúde;
d) o programa “Saneamento” apresentou um baixo percentual médio de
execução financeira (47,38%). As ações não executadas (0% de exe-