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Nessa pesquisa consegue-se depreender que, quanto à quantidade de ve-
ículos à disposição do Conselho Tutelar, as respostas foram no sentido de que 97
(noventa e sete) Conselhos possuíam um veículo, 11(onze) possuíam dois ou mais
e um Conselho não possuía.
Quanto à questão de a aquisição do veículo ser prioridade para a boa ges-
tão do Conselho Tutelar, 106 (cento e seis) responderam que sim e apenas 2 (dois)
responderam que não, tendo um se abstido de responder.
Quanto ao que diz respeito se o veículo adquirido com o repasse de recursos
é adequado para o uso diário, houve 79 (setenta e nove) respostas afirmativas, 11
(onze) negativas e 19 (dezenove) Conselhos não puderam ou não quiseram opinar.
Se depois do recebimento do veículo houvemelhoria no atendimento 72 (seten-
ta e dois) responderam que sim, 14 (quatorze) que não houve melhoria e 23 (vinte e três)
não puderam opinar porque não o quiseram fazer ou não receberam o veículo.
A respeito de haver um motorista à disposição do Conselho Tutelar, 18
(dezoito) responderam que sim, 88 (oitenta e oito) que não há um motorista na en-
tidade e três não responderam.
Quanto às impressoras, 56 Conselhos Tutelares possuíam 01 impressora,
52 Conselhos 02 ou mais, e apenas um Conselho Tutelar não possuía impressora.
Se era prioridade para a boa gestão do Conselho Tutelar a aquisição de
impressora, houve apenas 10 respostas negativas e uma abstenção de resposta,
demonstrando que era um item prioritário.
Se a impressora adquirida com os recursos do repasse é adequada para o
uso diário, 46 responderam que sim, 31 que não e os demais 32 ainda não a rece-
beram, mas alertaram que se não for com scanner e copiadora, não será adequada
para as suas necessidades.
Se houve melhoria no atendimento após a aquisição da impressora, 55
Conselhos responderam que sim, 17 que não e 37 não responderam por não
ter recebido ou não conseguiram opinar por não considerar se houve ou não
melhoria.
Quanto aos computadores, 31 entidades estavam com uma máquina em
uso, 78 Conselhos com duas ou mais máquinas em uso.
Se esse item era uma prioridade para aquisição, 104 responderam afirma-
tivamente, 4 pela negativa e um não quis responder.
Quanto à adequação para o uso diário, houve 74 respostas afirmativas, 7
negativas e 28 não responderam.
Da melhoria no atendimento prestado pelo Conselho Tutelar após a aquisição
do computador, houve 63 respostas afirmativas, 12 negativas e 34 não quiseram opinar.
Houve também um questionamento a respeito de treinamento para inser-
ção dos dados no SIPIA WEB, e nesse sentido 50 Conselhos contaram com treina-
mento adequado, 56 não tiveram treinamento e 03 não quiseram opinar.
Conclusão Sobre as transferências do Fundo Estadual para a Infância a
Adolescência – FIA aos Municípios
De toda a pesquisa realizada conclui-se que em sua maioria os Conselhos
Tutelares necessitavam de um veículo novo, que esse veículo é adequado e que
houve melhoria no atendimento após sua aquisição.
Muitos Conselhos Tutelares tinham como prioridade uma copiadora e não
uma impressora, pois já possuíam essa ferramenta de trabalho. Mas com a ferra-
menta adequada haverá melhoria no atendimento.