40
41
47. Com relação aos resultados apresentados no IDEB
8
(Rede Estadual de Ensino),
pode-se observar que todos os estados da amostra apresentaram evolução
positiva no IDEB referente à 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental ao longo
do período 2005/2009 (Quadro 19).
48. Comparando os resultados com as metas projetadas, verificou-se que em
2007, os estados do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Ca-
tarina e São Paulo apresentaram resultados superiores às metas projetadas.
Bahia e Minas Gerais apresentaram resultados abaixo das metas projetadas e
o estado do Rio de Janeiro apresentou resultado igual à meta projetada.
49. Em 2009, apenas os estados do Paraná e do Rio de Janeiro apresentaram re-
sultados abaixo das metas projetadas, tendo os demais estados apresentado
resultado superior às metas projetadas.
QUADRO 19 – IDEB OBSERVADO E METAS PROJETADAS REFERENTES À 4ª SÉRIE/5º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL – ESTADOS DA AMOSTRA – 2005-2009
Estados da
Amostra
Ideb Observado
Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Bahia
2.6 2.6 3.2 2.7 3.0 3.4 3.7 4.0 4.3 4.6 4.9
Ceará
3.2 3.5 4.2 3.2 3.6 4.0 4.3 4.6 4.9 5.2 5.5
Minas Gerais
4.9 4.9 5.8 5.0 5.3 5.7 5.9 6.2 6.4 6.6 6.8
Paraná
5.0 5.2 5.2 5.0 5.4 5.7 6.0 6.2 6.5 6.7 6.9
Pernambuco
3.1 3.5 3.9 3.2 3.5 3.9 4.2 4.5 4.8 5.1 5.4
Rio de Janeiro
3.7 3.8 4.0 3.8 4.1 4.5 4.8 5.1 5.4 5.7 5.9
Rio Grande do Sul
4.2 4.5 4.8 4.2 4.6 5.0 5.3 5.5 5.8 6.1 6.3
Santa Catarina
4.3 4.7 5.0 4.4 4.7 5.1 5.4 5.6 5.9 6.2 6.4
São Paulo
4.5 4.7 5.4 4.6 4.9 5.3 5.5 5.8 6.1 6.3 6.6
Fonte: INEP
8
O IDEB é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exame padro-
nizado (Prova Brasil ou SAEB) - obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino
fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação) (Nota Técnica
“Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” – IDEB, MEC/INEP).
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares. A primeira, deno-
minada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica - abrange de maneira amostral os estudantes das redes
públicas e privadas do país localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino funda-
mental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses extratos, os resultados são apresentados para cada Uni-
dade da Federação, Região e para o Brasil como um todo. A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional
do Rendimento Escolar - é aplicada censitariamente aos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público,
nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos
matriculados na série avaliada. Nesse extrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por
escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua
Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade
escolar (Portal do INEP).
50. Com relação ao comportamento do IDEB referente à 8ª série/9º ano do Ensino
Fundamental, verificou-se, também, evolução positiva para todos os estados
ao longo do período 2005/2009 (Quadro 20).
51. Comparando os resultados observados frente às metas projetadas no ano de
2007, verifica-se que os estados que apresentaram resultado superior às me-
tas projetadas foram: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande
do Sul e São Paulo. Enquanto, os que apresentaram resultado igual às metas
projetadas foram: Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
52. Em 2009, os estados que apresentaram IDEB acima das metas projetadas para
aquele ano foram: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do
Sul e São Paulo. Os que apresentaram IDEB igual às metas projetadas foram:
Bahia e Rio de Janeiro. O estado de Santa Catarina foi o único que apresentou
resultado abaixo da meta projetada.
QUADRO 20 – IDEB OBSERVADO E METAS PROJETADAS REFERENTES À 8ª SÉRIE/9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL – ESTADOS DA AMOSTRA – 2005-2009
Estados da
Amostra
Ideb Observado
Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Bahia
2.6 2.7 2.8 2.7 2.8 3.1 3.5 3.9 4.2 4.4 4.7
Ceará
2.8 3.4 3.6 2.8 2.9 3.2 3.6 4.0 4.3 4.5 4.8
Minas Gerais
3.6 3.7 4.1 3.6 3.8 4.0 4.4 4.8 5.1 5.3 5.6
Paraná
3.3 4.0 4.1 3.3 3.5 3.8 4.2 4.5 4.8 5.1 5.3
Pernambuco
2.4 2.5 3.0 2.4 2.6 2.8 3.3 3.6 3.9 4.2 4.5
Rio de Janeiro
2.9 2.9 3.1 2.9 3.1 3.3 3.7 4.1 4.4 4.6 4.9
Rio Grande do Sul
3.5 3.7 3.8 3.5 3.7 4.0 4.4 4.8 5.0 5.3 5.5
Santa Catarina
4.1 4.1 4.2 4.1 4.3 4.5 4.9 5.3 5.5 5.8 6.0
São Paulo
3.8 4.0 4.3 3.8 4.0 4.2 4.6 5.0 5.3 5.5 5.8
Fonte: INEP
53. Com relação ao comportamento do IDEB referente à 3ª série do Ensino Médio,
também se verificou evolução positiva ao longo do período 2005/2009 (Quadro
21).
54. Comparando os resultados observados frente às metas projetadas, verificou-