42
43
-se que em 2007, os estados que apresentaram resultado acima das metas
projetadas foram: Bahia, Ceará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Os esta-
dos de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro apresentaram resultado
igual às metas projetadas e o Rio Grande do Sul apresentou resultado abaixo
da meta projetada.
55. Em 2009, todos os estados apresentaram resultados superiores às metas pro-
jetadas no IDEB, aplicado a alunos da 3ª série do Ensino Médio.
QUADRO 21 – IDEB OBSERVADO E METAS PROJETADAS REFERENTES À 3ª SÉRIE DO ENSI-
NO MÉDIO - REDE ESTADUAL –ESTADOS DA AMOSTRA – 2005-2009
Estados da
Amostra
Ideb Observado
Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Bahia
2.7 2.8 3.3 2.7 2.8 3.0 3.3 3.6 4.1 4.3 4.5
Ceará
3.0 3.1 3.6 3.0 3.1 3.2 3.5 3.9 4.3 4.5 4.8
Minas Gerais
3.4 3.5 3.9 3.5 3.6 3.7 4.0 4.4 4.8 5.0 5.3
Paraná
3.3 3.7 4.2 3.3 3.4 3.6 3.9 4.2 4.6 4.9 5.1
Pernambuco
2.7 2.7 3.3 2.7 2.8 3.0 3.2 3.6 4.0 4.3 4.5
Rio de Janeiro
2.8 2.8 3.3 2.8 2.9 3.1 3.3 3.7 4.1 4.4 4.6
Rio Grande do Sul
3.4 3.4 3.9 3.5 3.6 3.7 4.0 4.4 4.8 5.0 5.3
Santa Catarina
3.5 3.8 4.1 3.5 3.6 3.8 4.0 4.4 4.8 5.1 5.3
São Paulo
3.3 3.4 3.9 3.3 3.4 3.6 3.9 4.2 4.6 4.9 5.1
Fonte: INEP
56. Em 2010, a pontuação obtida pelo estado do Paraná no ENEM
9
foi de 543
pontos
10
, ficando em 6º lugar entre os estados da amostra e a menor entre os
estados da região sul (Quadro 22).
9
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, tem o objetivo de avaliar o desempenho do estu-
dante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já con-
cluíram o ensino médio em anos anteriores. O ENEM é utilizado como critério de seleção para os estudantes
que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade Para Todos (ProUni). Além disso, cerca de
500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior,
seja complementando ou substituindo o vestibular (Disponível em:
Data de acesso: 09/05/2012).
10
Na metodologia de correção utilizada no Enem não existe uma pontuação máxima e mínima que o participante
pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. Para
saber se foi bem na prova, o aluno deve comparar seu desempenho em uma escala construída pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) com as notas mínimas e máximas obtidas pelos partici-
pantes. A metodologia utilizada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite
que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas
o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice
de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de
acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes
que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes. Também não é possível comparar
o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade
de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será
igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálcu-
lo final (Disponível em:
Data de acesso: 09/05/2012).
QUADRO 22 – PONTUAÇÃO FINAL DO ENEM E NÚMERO DE ESCOLAS PARTICIPANTES –ES-
TADOS DA AMOSTRA – 2010
*
UNIDADE DA
FEDERAÇÃO
PONTUAÇÃO
FINAL
ESCOLAS
Total
Públicas
Particulares
BRASIL
537
...
...
...
Rio de Janeiro
572
1.429
814
615
São Paulo
561
4.608
3.241
1.367
Rio Grande do Sul
559
1.206
939
267
Minas Gerais
557
2.291
1.756
535
Santa Catarina
555
728
565
163
Paraná
543
1.286
1.036
250
Pernambuco
537
865
613
252
Ceará
535
708
495
213
Bahia
531
1.114
861
253
FONTE: MEC / INEP
NOTA: Extraído do site
(*) Tabela disponibilizada pelo IPARDES
57. Entre 2007/2010, ocorreu aumento no número de matrículas na educação su-
perior em todos os estados da amostra, tendo sido maior nos estados do
Ceará (25,8%); Pernambuco (22,4%) e Bahia (13,5%). Entre os estados do sul,
o Paraná foi o que teve o maior aumento (5,9%) (Tabela 07).
58. Com exceção do estado de Santa Catarina, o número de concluintes na
educação superior também cresceu em todos os estados da amostra no
período considerado, tendo sido maior nos estados do Ceará (31,6%); Per-
nambuco (24,3%) e São Paulo (17,3%). No estado do Paraná, esse cresci-
mento foi de 5,8%, menor do que aquele que ocorreu no Rio Grande do Sul
(6,7%) (Tabela 07).