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afetar a qualidade dos serviços públicos prestados, pois além da simplicidade do
processo seletivo comparado ao de um concurso público, também não há tempo
suficiente para desenvolver e qualificar (capacitar) estes profissionais de maneira
eficiente, visto que a validade destes contratos é de, no máximo, dois anos.
A prevalecer a manifestação dos órgãos governamentais federais e tendo em
vista que as contratações temporárias tiveram aumento considerável a partir de
2006, a tendência é de que as consequências na qualidade do ensino público
afetem os resultados do IDEB dos exercícios subsequentes.
1.4. Dados Estatísticos
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES),
que tem por finalidade estudar a realidade econômica e social do Estado para
subsidiar a formulação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de políticas
públicas, disponibiliza também dados estatísticos na área da educação.
No que diz respeito aos dados estatísticos da área da Educação, constam
informações relativas ao número de alunos matriculados na rede pública de ensino
até o ano de 2009.
Na tabela abaixo está evidenciado o número de alunos na rede de ensino
paranaense em suas diversas modalidades de educação, referentes ao exercício de
2009.
T
ABELA
50: A
LUNOS MATRICULADOS NA
R
EDE DE
E
NSINO NO
E
STADO
.
Fonte: www.ipardes.gov.br
A título ilustrativo fica consignada a informação pertinente ao exercício de
2009, relativamente ao número de escolas em funcionamento, bem como dos
docentes trabalhando nesses estabelecimentos de ensino.