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Econômico, indicador é “um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros, que
indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno área/ambiente,
com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente ao seu valor
quantitativo”. Segundo a
European Environment Agency (EEA)
os indicadores
podem ser definidos como sendo “uma medida, geralmente quantitativa, que pode
ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma
forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do tempo”.
1.3.1. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
O IDEB, idealizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, foi criado
em 2007, tendo como objetivo atender à necessidade de se estabelecer padrões e
critérios para acompanhar o sistema de ensino no país.
Tal índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, além de
identificar as necessidades de investimentos e cobrança de resultados.
Ele é calculado tendo como referência a taxa de rendimento escolar
(aprovação e evasão) e o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (SAEB) para os alunos do Ensino Médio e na
Prova Brasil (4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) para os do fundamental.
A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos e as informações
divulgadas referem-se ao biênio 2009/2010.
A seguir o resultado do IDEB na rede de ensino paranaense e seu reflexo
no índice brasileiro, bem como as metas para os exercícios seguintes:
T
ABELA
49:
IDEB
NO
P
ARANÁ
–
2005
A
2009
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP