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Fonte. www.ibge.gov.br
A tabela a seguir demonstra a movimentação financeira dos gastos com
ensino fundamental por subfunção, projeto/atividade e os respectivos valores:
T
ABELA
44: G
ASTOS COM
E
DUCAÇÃO POR
F
UNÇÃO
, S
UBFUNÇÃO
, P
ROJETO
/A
TIVIDADE
(R$
MILHÕES
)
Sub-função
Projeto/Atividade
Prevista Realizada
361 - ENSINO
FUNDAMENTAL
2137 - Manutenção e desenvolvimento de
educação básica - FUNDEB - Magistério
1.391,0 1.468,0
2138 - Manutenção e desenvolvimento de
educação básica - FUNDEB - Administrativo
635.6 640.0
2145 - Inovação tecnológica e apoio à
prática educativa
36.3
25.2
2151 - Infra-estrutura e apoio logístico a
rede escolar e ao estudante - educação
básica
432.5 384.3
FONTE: Execução Física do Orçamento Programa - Prestação de Contas Estadual 2010.
1.2.2. Ensino Médio
De acordo com os termos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB, o ensino médio tem como finalidade:
Assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e
aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino
fundamental.
Aprimorar o educando, como pessoa humana.
Possibilitar o prosseguimento de estudos.
Garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, e,
Dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam continuar
aprendendo, tendo em vista o desenvolvimento da
compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos
processos produtivos.
Se o ensino fundamental apresenta uma progressiva evolução, conforme
demonstrado, diferente é o que se observa no Ensino Médio.
Teoricamente, o que se espera dos organismos educacionais é de que, ao
concluir esta fase numa média de três anos, os jovens deveriam, mais do que
dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa,
construtiva e criadora, na medida em que o currículo do Ensino Médio estaria
ancorado nos princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia,
interdisciplinaridade e contextualização.
Na prática as estatísticas demonstram que os resultados obtidos pelas
instituições de ensino não são confortáveis. Cinthia Rodrigues, estudiosa da
educação, apresenta em trabalho os recentes indicadores sobre a matéria: