106
Na prática, a organização do ensino dividiu-se em dois ciclos distintos,
quais sejam:
primeiro, que compreende aos primeiros cinco anos, denominados de
anos iniciais do ensino fundamental, será desenvolvido prioritariamente
em classes com um único professor regente;
segundo ciclo corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho
pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores em diferentes
disciplinas.
O currículo para o Ensino Fundamental possui uma base nacional comum, que
deve ser complementada por cada sistema de ensino, de acordo com as
características regionais e sociais, desde que obedeça às seguintes diretrizes:
I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos
direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum
e à ordem democrática;
II – consideração das condições de escolaridade dos alunos
em cada estabelecimento;
III – orientação para o trabalho;
IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas
desportivas não formais. (art. 27, LDB)
No âmbito do Estado do Paraná, de acordo com as informações colhidas
junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, tabela abaixo, no
exercício de 2010 as matrículas de crianças estavam assim dispostas:
T
ABELA
43: A
LUNOS MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
–
EXERCÍCIO
2010