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Básica. Realizar Jogos Estudantis do Paraná. Garantir o enfrentamento à violên-
cia no âmbito escolar. Ofertar recursos para preservação do patrimônio público.
Promover a Educação Especial e Inclusiva. Implementar o desenvolvimento da
política pública de Educação e Diversidade. Manter convênio com a Associa-
ção de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP). Fortalecer a
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Implementar e efetivar a proposta
pedagógico-curricular de EJA. Ofertar o Programa Paraná Alfabetizado. Promo-
ver o ensino de língua estrangeira plurilíngue. Implantar e organizar a educação
em tempo integral. Reorganizar os espaços de funcionamento e atendimento do
Parque Newton Freire Maia. Capacitar diretores e secretários das escolas esta-
duais e técnicos pedagógicos dos NRE’s. Adequar a rede física escolar.
5. COMPARATIVO FÍSICO-FINANCEIRO DAS METAS
PREVISTAS E REALIZADAS
Com base no plano de metas do governo para o quadriênio 2011 a 2014 a
Secretaria de Estado de Educação-SEED elaborou seu plano de ação para o exer-
cício de 2012, prevendo diversas metas (disponível no site www.seed.pr.gov.br/
documentos/metas), em sua maioria de cunho pedagógico. Com base nestas, po-
de-se verificar quais as áreas são prioritárias para a gestão no aprimoramento da
educação como um todo. Verifica-se que a maioria das propostas estabelecidas
estão relacionadas ao desenvolvimento de políticas voltadas para qualidade do
ensino, qualificação dos profissionais e integração comunidade-escola.
Algumas dessas ações podem ser apontadas como implementadas ou em
execução, destacando-se:
1. AVALIAÇÃO
– Sistema Estadual de Avaliação – SAEP, que consiste em
avaliar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática – 6º. e 9º. ano
do Ensino Fundamental e 3º. ano do Ensino Médio. Para a execução