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da educação. É a ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade do
PDE para a educação básica.
O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em
2021 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional
de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Em termos numéricos, isso
significa evoluir em 16 (dezesseis) anos, 2,2 pontos, pois a média nacional registra-
da em 2005 foi de 3,8.
Na tabela a seguir estão demonstrados os valores do Ideb observados no
Brasil e no Paraná, no período de 2005 a 2011, e as metas projetadas, para o Esta-
do:
Tabela 5 - Valores IDEB Brasil e Paraná
4ª série / 5º ano
5,0
4,6
5,0
5,4
5,6
4,7
5,0
5,4
5,6
5,9
6,2
6,4
6,6
8ª série / 9º ano
4,1
3,6
4,2
4,3
4,3
3,6
3,7
4,0
4,4
4,8
5,1
5,3
5,6
3ª série EM
3,7
3,6
4,0
4,2
4,0
3,6
3,7
3,9
4,2
4,5
5,0
5,2
5,4
2021
IDEB TOTAL
Ideb Observado Paraná
Metas Projetadas Paraná
Fases do Ensino
IDEB BRASIL
2011
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019
No total, os índices observados pelo Paraná, ficaramumpouco acima dasmetas
projetadas para o ano de 2011, assim como superaram as médias observadas no Brasil.
Observando-se os dados referentes aos índices da Rede Pública especifi-
camente, tem-se:
Tabela 6 - Valores IDEB Rede Pública Paraná
4ª série / 5º ano
4.7
4.4
4.8
5.3
5.4
4.5
4.8
5.2
5.5
5.8
6.0
6.3
6.5
8ª série / 9º ano
3.9
3.3
4.0
4.1
4.1
3.4
3.5
3.8
4.2
4.6
4.8
5.1
5.3
3ª série EM
3.4
2019 2021
IDEB BRASIL
2011
Não exi stem resul tados para a série informada
IDEB - REDE PÚBLICA - PARANÁ
Ideb Observado
Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011
Fases do Ensino
2013 2015 2017
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta
Fonte: