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Dependência
Administrativa/
Localização
Anos iniciais do Ensino
Fundamental
Anos finais do Ensino
Fundamental
Ensino Médio
Língua
Portuguesa
Matemática
Língua
Portuguesa
Matemática
Língua
Portuguesa
Matemática
Pública
196,5
220,6
243,4
252,1
263,3
271,4
Privada
231,0
259,0
285,0
307,3
320,5
350,9
Total
200,1
224,6
247,7
257,8
271,7
283,2
Mais uma vez, pegando-se os dados do ensino médio como exemplo, po-
de-se verificar que em matemática a média de conhecimentos dos alunos da rede
privada foi de 350,9 e da rede pública, de 271,4. Em português, de 320,5 e 263,3,
respectivamente.
IDEB – INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Ideb foi criado pelo Inep, em 2007 e representa num só indicador dois
conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e
médias de desempenho nas avaliações.
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A grosso modo, pode-se afirmar que o valor do Ideb é o resultado da mul-
tiplicação entre o indicador de fluxo (somatório das taxas de aprovação em cada
ano escolar dividido pelo número de anos escolares avaliados) e o indicador de
aprendizado (médias de desempenho nas avaliações do Saeb), para as unidades
da federação e para o país, e da Prova Brasil – para os municípios.
Matematicamente pode-se representar:
Ideb = Fluxo x Aprendizado
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em
favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa
em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.
Também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade
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