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Por ser amostral, oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil,
regiões e unidade da Federação.
A avaliação denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – An-
resc (Prova Brasil), realizada a cada dois anos, avalia as habilidades em Língua
Portuguesa (foco na leitura) e em Matemática (foco na resolução de problemas).
É aplicada somente a estudantes de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano de
escolas rede pública de ensino com mais de 20 estudantes matriculados por série
alvo da avaliação. Tem como prioridade evidenciar os resultados de cada unidade
escolar da rede pública de ensino, com os objetivos de:
a. contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, redução de desigual-
dades e democratização da gestão do ensino público;
b. buscar o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que estimule o con-
trole social sobre os processos e resultados do ensino.
Por ser universal, a Prova Brasil expande o alcance dos resultados ofereci-
dos pela Aneb. Fornece médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades
da Federação, para cada um dos municípios e para as escolas participantes.
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Analisando-se os dados da Prova Brasil/SAEB de 2011, divulgados pelo
MEC/INEP, verifica-se que os conhecimentos de matemática e português de um
aluno em colégios particulares são maiores que os de estudantes em escolas
públicas.
Um aluno da rede privada sai do ensino médio com pontuação 332,8 em
matemática enquanto um aluno da rede pública termina o ensino médio com co-
nhecimento de 264,6 pontos na escala Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica), que vai de 0 a 500.
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Disponível na internet em www.portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf