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EDUCAÇÃO
Taxa de frequência líquida a estabelecimento de ensino - população de 6 a 14 anos,
no ensino fundamental
93,1
%
Taxa de frequência líquida a estabelecimento de ensino da população residente de
15 a 17 anos, no ensino médio
58,5
%
Taxa de frequência líquida a estabelecimento de ensino da população de 18 a 24
anos, no ensino superior
19,9
%
Estudantes de 18 a 24 anos de idade – total
373 1.000 pessoas
Estudantes de 18 a 24 anos de idade, por nível de ensino frequentado – fundamental 3,2
%
Estudantes de 18 a 24 anos de idade, por nível de ensino frequentado – médio 24,2
%
Estudantes de 18 a 24 anos de idade, por nível de ensino frequentado – superior
66,4
%
Estudantes de 18 a 24 anos de idade, por nível de ensino frequentado – outros
6,1
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – fundamental – pública
90,0
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – fundamental – particular
10,0
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – médio – pública
86,1
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – médio – particular
13,9
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – superior – pública
35,0
%
Pessoas que frequentam estabelecimento de ensino, por nível e rede de ensino
frequentados – superior – particular
65,0
%
Fonte: IBGE, disponível na internet:
Observe-se que 90% da população paranaense frequenta a rede pública no
nível fundamental e 86,1% no nível médio, números estes elevados em compara-
ção com a rede de ensino particular. Já no nível superior a situação se inverte e cai
para apenas 35% de frequentadores da rede pública.
SAEB – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb – é composto por duas
avaliações complementares, a Aneb e a Anresc (Prova Brasil).
A Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb - permite produzir resul-
tados médios de desempenho conforme os estratos (níveis) amostrais, promover
estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino
por meio da aplicação de questionários, conforme vem sendo implementado na
avaliação desde o ano de 1995.