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Com relação à posse de bens duráveis, verificou-se que os domicílios do
Sul/Sudeste estão bem à frente dos domicílios do Nordeste, que apresentam uma
grande defasagem na posse de máquinas de lavar roupa, microcomputador, aces-
so à internet e automóveis frente aos domicílios dos Estados do Sudeste/Sul. En-
tretanto, verificou-se também que ainda é bastante baixa a proporção dos domi-
cílios com computador e com acesso à internet em todos os Estados da amostra.
Enfim, pode-se afirmar que, em termos de condições de moradia e acesso
a bens públicos fundamentais, a situação do Estado poderia melhorar caso hou-
vesse maiores investimentos em política habitacional, expansão de rede coletora
de esgoto e ampliação do uso de informática e acesso à internet.
Com relação à Educação, pode-se afirmar que a situação vem melhorando
nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à escolaridade média da po-
pulação de 15 anos ou mais, nível de escolaridade média da população de 25 anos
ou mais, taxas de rendimento escolar e resultado apresentado no IDEB pela rede
estadual de ensino.
Entretanto, os seguintes aspectos precisam ser solucionados através de
maiores investimentos e ações para:
a) reduzir taxa de analfabetismo funcional e ampliar nível de escolaridade
da população;
b) ampliar a qualificação dos professores, de forma a que todos tenham
nível superior e ampliar o número de professores com mestrado;
c) melhorar pontuação no ENEM.
Verificou-se, também, que o Paraná esteve, em 2011, entre os três primeiros
Estados da amostra com maior número de leitos por 1.000 habitantes (3ª posição),
apresentando um indicador acima da média nacional (3,09 leitos/1.000 habitantes
contra uma média nacional de 2,72 leitos/1.000 habitantes) e também ocupou a 3ª
posição em número de estabelecimentos de saúde.