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A ideia é que como os principais programas de governo implicam em ações
que pretendem satisfazer a demandas da sociedade paranaense associadas a es-
sas dimensões e, caso essas demandas não venham sendo satisfeitas, o resultado
que aparecerá de alguma forma nos indicadores de desempenho, podendo servir
de subsídio à correção ou revisão das políticas adotadas.
O comparativo e menção de indicadores de vários anos mostra-se relevan-
te, pois a mudança deles, para melhor ou para pior, não apresenta grandes saltos,
o que denota a significativa importância mesmo para os anos anteriores ao do
exame das Contas, pois permite ao Governo a criação de políticas públicas aptas a
mudar situações sociais adversas.
A forma como o trabalho foi realizado pode ser verificada no início do Caderno
Indicadores Socioeconômicos, retratando este Relator só as conclusões do trabalho.
Entre os Estados da amostra, pode-se afirmar que no período recente o Es-
tado do Paraná foi um dos mais beneficiados em termos de aumento de emprego,
de renda e de redução na desigualdade de renda, a despeito da piora na qualidade
do emprego criado, uma vez que entre 2007 e 2012 aumentou o emprego sem car-
teira assinada.
Com relação às condições de moradia, e em particular no que diz respeito
a déficit habitacional, observou-se que o Estado do Paraná apresentou, em 2008,
um déficit habitacional de 6,3% em relação aos domicílios particulares permanen-
tes e não se encontra entre os Estados da amostra que apresentaram maior déficit
habitacional nesse ano.
No que diz respeito à qualidade e disponibilidade de serviços públicos, os
domicílios do Estado do Paraná apresentaram, em 2010, assim como os domicílios
dos demais estados da amostra, elevados índices de acesso aos serviços de energia
elétrica (universalizado) e de abastecimento de água através de rede (88% - acima da
maioria dos Estados). Entretanto, o Estado apresentou um percentual de domicílios
com esgotamento sanitário através de rede menor que a média nacional (53,3%).