Page 18-19 - 11-Situação Patrimonial

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SALDO PATRIMONIAL
No geral, o saldo patrimonial da Administração Global do Estado do Para-
ná, no exercício de 2011, conforme revela a tabela nº 14, fechou com a marca de
R$ 2,3 bilhões de superávit, valor esse positivo, favorável ao Estado, sendo que
somente no exercício de 2011 o valor do superávit patrimonial foi de R$ 1,6 bilhão.
Remarca-se que nos anos de 2007 a 2009 o Estado apurou déficit em seu desem-
penho patrimonial (R$ 4,9 bilhões de déficit em 2007; R$ 6,3 bilhões de déficit em
2008 e R$ 3,3 bilhões de déficit em 2009); começando a ter melhorias a partir do
exercício de 2010 com R$ 639 milhões de superávit.
Tabela 14 - RESULTADO PATRIMONIAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA (Em mil R$)
TÍTULOS
ADM. DIRETA
ADM.
INDIRETA
AJUSTES
ADM.
GLOBAL
(+)Variações Ativas Resultantes
24.362.816
2.186.225
0
26.549.041
(-)Variações Passivas Resultantes
(18.855.865)
(5.897.382)
0
(24.753.247)
Resultado da Gestão Orçamentária
5.506.951
(3.711.157)
0
1.795.794
(+)Variações Ativas Independentes
45.244.693
13.058.250
(9.562.662)
48.740.280
(-)Variações Passivas Independentes
(49.716.272)
(8.747.816)
9.562.662
(48.901.426)
Resultado da Gestão Extra-Orçamentária
(4.471.579)
4.310.434
0
(161.146)
(=) RESULTADO PATRIMONIAL DO
EXERCÍCIO
1.035.371
599.277
0
1.634.648
(+)Aporte de Recursos
0
1.437
0
1.437
(+)Resultado Patrim. Exerc. Anterior
(3.039.106)
3.753.057
(74.512)
639.438
(=) RESULTADO PATRIMONIAL ACUMU-
LADO
(2.003.735)
4.353.770
(74.512)
2.275.523
Fonte: DCE
ANÁLISE FINANCEIRA DO BALANÇO PATRIMONIAL
Uma análise de ordem financeira nas contas patrimoniais do Estado do
Paraná, no exercício de 2011, revela alguns pontos quanto à liquidez das contas, ou
seja, na capacidade de pagamento de compromissos de curto prazo que o Estado
tem para com terceiros, conforme demonstrado na tabela 15.
Essa liquidez se dá pela relação entre o montante do ativo financeiro dividi-
do pelo montante do passivo financeiro. No presente caso, quando da análise com
enfoque nos valores pertinentes à Administração Global, esse índice vem apre-
sentando queda a contar de 2008, com índice de 1,87; 2009 com índice de 1,70;
2010 com índice de 1,54 e 2011 com índice de 1,72. Portanto, no exercício de 2011,
houve ligeira melhoria no índice de liquidez, o que fica evidente que o Estado do
Paraná dispõe de R$ 1,72 para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo, situação que,
se considerados somente estes fatores (total de ativos financeiros sobre passivos
financeiros) é boa, significando que o Estado do Paraná tem liquidez para honrar
seus compromissos de curto prazo.
Tabela 15 - POSIÇÃO FINANCEIRA - ÍNDICES DE LIQUIDEZ (Em mil R$)
COEFICIENTE
ADM.
DIRETA
R$
Evol. %
Base/08
ADM.
INDIRETA
R$
Evol. %
Base/08
ADM.
GLOBAL
R$
Evol. %
Base/08
2008
2008
2008
ATIVO FINANC.
1.760.331 1,36 100,00% 2.061.778 1,95 100,00% 3.142.919 1,87 100,00%
PASSIVO FINANC. 1.299.006
1.057.789
1.678.701
2009
2009
2009
ATIVO FINANC. 1.564.059 1,11 -18,11% 2.302.307 1,97 1,17% 3.127.163
1,70 -9,11%
PASSIVO FINANC. 1.409.398
1.167.545
1.837.740
2010
2010
2010
ATIVO FINANC.
1.723.059 1,05 -22,59% 2.263.876 1,93 -1,19% 3.346.178 1,54 -17,94%
PASSIVO FINANC. 1.642.639
1.175.414
2.177.947
2011
2011
2011
ATIVO FINANC. 2.385.484 1,10 -19,00% 2.769.887 2,42 24,12% 4.379.811 1,72 -8,02%
PASSIVO FINANC. 2.173.222
1.144.923
2.543.235
Fonte: DCE
GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
Gestão do Patrimônio Público – Bens Móveis e Imóveis
Quando da análise das contas de 2010 (Relatório e Parecer Prévio do Exercí-
cio de 2010, item 4.6 – Patrimônio Público, p. 46/47), este Tribunal de Contas decidiu
pelos seguintes encaminhamentos quanto à forma do Estado do Paraná gerir seus
bens, sendo os bens móveis e imóveis, em vista de que em 2010 ainda não havia