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O trabalho deste Relator e de sua equipe objetivou mostrar ao cidadão
e à população paranaense se a gestão do Executivo no exercício de 2011 trouxe
melhorias na qualidade de vida, destacadamente nas áreas da saúde, educação,
segurança, trabalho, moradia, saneamento, etc.
Assim, o exame da Prestação de Contas foi realizado por este Relator
sob o olhar da população, adotando a perspectiva da gestão governamental, por
meio da utilização de indicadores de desempenho, compreendendo que esta
metodologia é adequada para que o cidadão perceba a boa ou má-gestão e, in-
clusive, compare gestões.
Desse modo, buscou-se demonstrar se a saúde pública melhorou ou pio-
rou; se o volume de emprego gerado no Estado aumentou ou não; se a segurança
pública é boa ou não; se as políticas públicas implementadas primaram pela sus-
tentabilidade e que efeitos produziu na vida das pessoas.
Objetivou-se assim destacar que mais relevante do que mostrar números
na Prestação de Contas foi traduzi-los de forma simples para que todos compre-
endessem e soubessem como os recursos públicos que aportaram foram gastos
(qualidade do gasto público), demonstrando quais políticas e programas sociais do
Executivo impactaram em suas vidas.
Corroborando esse entendimento, traz-se à luz os preceitos do Professor
Lino Martins da Silva que aduz:
“ ... a atualidade tem revelado que o cidadão não esta preocupado com a
formalidade jurídica, a soma exata das faturas ou a classificação correta das des-
pesas, segundo a lei orçamentária. O que ele espera é uma correta evidenciação
dos fatos econômicos e financeiros, de modo que seja possível avaliar a execução
dos projetos e atividades, e o grau de cumprimento das metas estabelecidas, pois
só assim estará controlando o desempenho da administração.”