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4. Indicadores na Educação
Os indicadores são medidas, geralmente estatísticas, utilizadas para traduzir
quantitativamente um conceito abstrato e informar algo sobre determinado aspecto
da realidade, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e
avaliação de programas e políticas públicas.
Para a OCDE, indicador é “um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros,
que indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno
área/ambiente, com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente ao
seu valor quantitativo”. Segundo a European Environment Agency (EEA) os
indicadores podem ser definidos como sendo “uma medida, geralmente quantitativa,
que pode ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos
complexos de uma forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do
tempo”.
4.1. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
O IDEB, idealizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, foi criado
em 2007, tendo como objetivo atender à necessidade de se estabelecer padrões e
critérios para acompanhar o sistema de ensino no país.
Tal índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, além de
identificar as necessidades de investimentos e cobrança de resultados.
Ele é calculado tendo como referência a taxa de rendimento escolar