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Em que pese a preocupação da administração quanto à meta para
capacitação de profissionais da rede pública de ensino, a concretização ficou muito
abaixo do previsto, na medida em que a previsão era para capacitar 7.445
profissionais e na prática somente 3.798, ou seja, 51% receberam treinamento. O
Programa Paraná Alfabetizado manteve no exercício 109.667 alunos.
Financeiramente, a subfunção Educação de Jovens e Adultos movimentou recursos
na ordem de R$152,3 milhões, contra uma previsão de R$137,2 milhões.
3.5. Educação Especial
A educação especial destina-se a atender crianças, jovens e adultos com
necessidades educacionais especiais, em função das seguintes situações:
Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de
desenvolvimento, vinculadas a distúrbios, limitações ou deficiências, que
demandem apoio intenso e contínuo no processo educacional, como é o
caso de alunos com deficiência mental, múltiplas deficiências e/ou
transtornos de desenvolvimento associados a graves problemas de
comportamento.
Dificuldades de comunicação e sinalização, demandando o uso de
outras línguas, linguagens e códigos aplicáveis como é o caso de
alunos surdos, surdo cegos, cegos, autistas ou com sequelas de
paralisia cerebral.
Superdotação ou altas habilidades que, devido às necessidades e
motivações específicas, requeiram enriquecimento, aprofundamento
curricular e aceleração na oferta de acesso aos conhecimentos.
O modelo de sistema de inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais implementadas pelo Estado ocorreu a partir de 2003, quando a Educação
Especial deixou de ser apenas terceirizada e passou a ser responsabilidade também
da rede pública.