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Tabela 7 - Valores IDEB Rede Privada Brasil
4ª série / 5º ano
6.5
6.5
6.5
6.8
7.0
6.5
6.7
7.0
7.2
7.4
7.6
7.7
7.9
8ª série / 9º ano
6.0
6.2
6.5
6.5
6.3
6.2
6.3
6.5
6.8
7.1
7.2
7.4
7.6
3ª série EM
5.7
5.8
6.1
6.1
6.1
5.8
5.9
6.1
6.3
6.5
6.9
7.0
7.2
2015 2017 2019 2021
2011 2007 2009 2011 2013
Fases do Ensino
IDEB BRASIL
2011
2005 2007 2009
IDEB - REDE PRIVADA - PARANÁ
Ideb Observado
Metas Projetadas
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta.
Fonte:
Com essas informações, pode-se concluir que o desenvolvimento da edu-
cação das escolas particulares, para o ensino fundamental, superam em média 2
pontos o das escolas públicas.
Até 2011, o Estado do Paraná era um dos poucos que ainda não possuíam
um sistema próprio de avaliação da Educação, não tendo sido analisada ainda a 3ª
série do ensino médio da rede pública. Para tanto, foi aberto o processo licitatório
de dispensa nº 33/2012, com o objetivo de contratar uma instituição especializada
em avaliação educacional em larga escala para realizar a Avaliação Externa, Cen-
sitária e Universal do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 3º ano do Ensino
Médio na rede pública estadual, nos anos de 2012 e 2013, o SAEP.
A primeira avaliação do SAEP foi aplicada em novembro de 2012 para 250
mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os
dados serão disponibilizados para as escolas, por meio do portal da Secretaria:
www.educacao.pr.gov.br
Cada escola terá uma senha para acessar individualmente seus resultados.
Qualquer integrante da comunidade escolar, como responsáveis que queiram saber
do desempenho dos estudantes, pode procurar a direção e solicitar as informações.
Um dos motivos que levou o Paraná a desenvolver um sistema próprio de
avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas é o fato de que os resultados
das avaliações atuais, feitas pelo governo federal, demoram muito para chegar às
mãos dos professores e pedagogos. O Ideb, por exemplo, é divulgado pelo Ministé-
rio da Educação a cada dois anos.