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3.2. Ensino Médio
De acordo com os termos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB, o ensino médio tem como finalidade:
Assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e
aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
Aprimorar o educando, como pessoa humana.
Possibilitar o prosseguimento de estudos.
Garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, e,
Dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam continuar
aprendendo, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
Se o ensino fundamental apresenta uma progressiva evolução, conforme
demonstrado no item anterior, diferente é o que se observa no Ensino Médio.
Teoricamente, o que se espera dos organismos educacionais é de que, ao
concluir esta fase numa média de três anos, os jovens deveriam, mais do que
dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa,
construtiva e criadora, na medida em que o currículo do Ensino Médio estaria
ancorado nos princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia,
interdisciplinaridade e contextualização.
Na prática as estatísticas demonstram que os resultados obtidos pelas
instituições de ensino não são confortávies. Cinthia Rodrigues, estudiosa da
educação, demonstra em trabalho os recentes indicadores sobre a matéria: